Este blog já sofreu inúmeras transformações. Foi criado como espaço de críticas de filmes. Depois agregou pequenos comentários sobre algum fato da situação nacional ou internacional. Também teve crítica de teatro, apenas duas, mas teve. E agora será utilizado novamente com o princípio norteador do cinema. Ora trazendo comentários sobre filme, mas sobretudo armazenando vídeos relacionados ao conteúdo didático do jovem.
Clique Porta-curtas Petrobrás - Nestes links, o internauta tem acesso a filmes de curta-metragens - até 30 minutos - que tem relevância para o debate em sala e também extrassala de aula. Já na coluna à direita abaixo há uma seleção de vídeos que estão disponíveis no Youtube e também oferecem conteúdo compatível com o programa de História e de Sociologia, bem como, outras áreas afins.
- 10 Centavos - 19 minutos
- A Pessoa é para o que ele nasce - 7 minutos
- A obsolescência programada - A História da duração das mercadorias, da geração do consumismo
- Ilha das Flores - 13 minutos
- Lota Macedo Soares - A paisagista e urbanista que criou o Parque do Botafogo
- O Dia que Dorival encarou o guarda - 12 minutos
- Vidas no lixo - 15 minutos
O que é um documentário?
sábado, setembro 09, 2006
Timão de Atenas
É verdade - com já diziam os que sabem do ato de atuar - um ótimo ator segura um texto ruim e o faz crescer, mas um ator mediano desaba um texto ótimo. Que dizer então de um ator menor que mediano. É capaz de um grande aniquilamento. Assim é a impressão que se tem quando se acaba de assistir Timão de Atenas. Na noite da sexta-feira dia 8 de setembro tive a oportunidade conferir Renato Borghi vivendo Timão, um mecenas, um homem generoso que se vê diante da rua da amargura exatamente por ter distribuído toda sua fortuna. Há momentos majestosos perdidos entre lapsos de marcação de falas e de tempo. Tudo num aparente improviso. Sei que os atores passaram pela Oficina Oswald de Andrade durante o final do ano passado até a estréia há alguma semanas. Mas está mal esta montagem. Uma pena, porque o texto, que vale a pena mesmo (eu não o conhecia) traz elementos muito atuais.
Timão de Atenas é uma tentativa do resgate da inocência, que talvez ainda nem tenha podido existir, e uma crítica, às vezes sutil, às vezes rasgada, ao famigerado Governo dos Traidores Lulaceanos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário