Clique Porta-curtas Petrobrás - Nestes links, o internauta tem acesso a filmes de curta-metragens - até 30 minutos - que tem relevância para o debate em sala e também extrassala de aula. Já na coluna à direita abaixo há uma seleção de vídeos que estão disponíveis no Youtube e também oferecem conteúdo compatível com o programa de História e de Sociologia, bem como, outras áreas afins.

O que é um documentário?

sábado, abril 18, 2009

Fumando espero revela cineasta Michael Moore à brasileira


Um documentário ótimo... com humor... com ritmo bom... com tiradas excelentes cuja cineasta Adriana Dutra (bastante talentosa) é também protagonista em sua labuta na tentativa de parar de fumar. Em poucas palavras isso é Fumando Espero inspirada em música cantada em castelhano para dar o clima sensual ao assassino silencioso que se instala nas boas almas do mundo. Eu fui uma dessas almas.

Ótima película para quem foi, é ou será fumante, ainda que passivo. Um dos melhores documentários ao qual assiste nos últimos anos porque subverte a temática do tabaco numa abordagem superior e classista. Muito interessante.

Esqueça as boçais sinopses que são mesmo uma porcaria.

Vá ver e se divirta na hora e sob medidas certas da indignação que lhe tomará a alma no final. Estamos de volta à depedência dos armazéns pelos colonos entre o final do século XIX e o início do século XX.

Como ex-fumante há quase três anos, posso escrever que a empatia em cada cena se faz presente pela completa verossimilhança. A alma do fumante é igual a do apaixonado. Conheça uma e conhecerá todas.
Se alguém tiver disposição poderá assistir ao filme Obrigado por fumar. Não se trata de comparação, mas rende um bom debate.

Gislene Bosnich