Acabo de assistir ao filme Um bom homem, ou em inglês apenas: Good.
O filme é ambientado na Alemanha nazista com episódios que antecedem a II Guerra Mundial, mas que chegam até 1942 quando a caça a: judeus, comunistas, gays, negros, pessoas com deficiência física e/ou mental já é conhecida do mundo.
Neste período que antecede o genocídio, um professor de literatura é cooptado rapidamente pelo serviço de inteligência, a mando de Goebbels, o Ministro da Propaganda de Hitler. O motivo: um livro ficcional cujo personagem central defende a eutanásia como forma de eliminar a dor da esposa querida. Mas o filme não se perde neste debate. Trata-se apenas do mote inicial. O cerne é mostrar como uma criatura aparentemente despolitizada é aproveitada pela política nazista e como a cooptação pôde/pode ser promovida sem o completo convencimento ou aceitação da realidade: a política de extermínio dos "não-filhos da raça ariana". O personagem é aparentemente um inocente surpreendido pela incompreensão quanto à abordagem literária de sua obra. Mas pouco a pouco vai sendo tragado pelas benesses e vai se comprometendo até um pouco além da alma com a política hitleriana.
É um enfoque inteligente. Direção de um brasileiro: Vicente Amorim.
Este blog já sofreu inúmeras transformações. Foi criado como espaço de críticas de filmes. Depois agregou pequenos comentários sobre algum fato da situação nacional ou internacional. Também teve crítica de teatro, apenas duas, mas teve. E agora será utilizado novamente com o princípio norteador do cinema. Ora trazendo comentários sobre filme, mas sobretudo armazenando vídeos relacionados ao conteúdo didático do jovem.
Clique Porta-curtas Petrobrás - Nestes links, o internauta tem acesso a filmes de curta-metragens - até 30 minutos - que tem relevância para o debate em sala e também extrassala de aula. Já na coluna à direita abaixo há uma seleção de vídeos que estão disponíveis no Youtube e também oferecem conteúdo compatível com o programa de História e de Sociologia, bem como, outras áreas afins.
- 10 Centavos - 19 minutos
- A Pessoa é para o que ele nasce - 7 minutos
- A obsolescência programada - A História da duração das mercadorias, da geração do consumismo
- Ilha das Flores - 13 minutos
- Lota Macedo Soares - A paisagista e urbanista que criou o Parque do Botafogo
- O Dia que Dorival encarou o guarda - 12 minutos
- Vidas no lixo - 15 minutos