Café da manhã em Plutão
Neil Jordan assume ares de Almodóvar
Quem ainda não teve oportunidade deve assistir ao filme Café da manhã em Plutão, uma imperdível película que trata de forma totalmente diferenciada uma história que Almodóvar poderia ter contato. Em meados da década de 40, na Irlanda, uma jovem vai trabalhar na casa de um senhor, de um padre. É seduzida e engravida. O bebê, um rapaz, é deixado na porta da casa do padre, que o recolhe e o doa a uma família. A partir daí a trama começa a ganhar corpo e é entremeada pela luta do IRA. Vinte anos já se passaram. O filme começa num tom aparentemente leve, e vai ficando denso, até que em determinados momentos adquire o status de thriller político sem descuidar de seu lado Almodóvar.
Vale a pena. Até agora um dos melhores do ano.
Este blog já sofreu inúmeras transformações. Foi criado como espaço de críticas de filmes. Depois agregou pequenos comentários sobre algum fato da situação nacional ou internacional. Também teve crítica de teatro, apenas duas, mas teve. E agora será utilizado novamente com o princípio norteador do cinema. Ora trazendo comentários sobre filme, mas sobretudo armazenando vídeos relacionados ao conteúdo didático do jovem.
Clique Porta-curtas Petrobrás - Nestes links, o internauta tem acesso a filmes de curta-metragens - até 30 minutos - que tem relevância para o debate em sala e também extrassala de aula. Já na coluna à direita abaixo há uma seleção de vídeos que estão disponíveis no Youtube e também oferecem conteúdo compatível com o programa de História e de Sociologia, bem como, outras áreas afins.
- 10 Centavos - 19 minutos
- A Pessoa é para o que ele nasce - 7 minutos
- A obsolescência programada - A História da duração das mercadorias, da geração do consumismo
- Ilha das Flores - 13 minutos
- Lota Macedo Soares - A paisagista e urbanista que criou o Parque do Botafogo
- O Dia que Dorival encarou o guarda - 12 minutos
- Vidas no lixo - 15 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário